No século XVIII a Igreja era descrita como pobre, com um sacrário em madeira e com imagens muito antigas. Nos finais do mesmo século foi ...

Igreja de São Tiago

No século XVIII a Igreja era descrita como pobre, com um sacrário em madeira e com imagens muito antigas.
Nos finais do mesmo século foi demolida e no mesmo lugar foi construído um novo templo.
Em Novembro de 1790 foi feita a arrematação da obra da Capela-mor e Sacristia. Nos anos seguintes a obra foi completada.
A Igreja matriz é muito rústica , apresenta um ar deserto, de silencio e meditação, situada fora do povoado, num local calmo e de pouco transito, rodeada por algumas oliveiras, está bem situada para o acolhimento.
Tem Torre Sineira lateral simples com dois sinos. A torre toda em granito, material que também aparece nas esquinas, cunhais e umbrais, bem como nos portais e aberturas laterais.
No adro há algumas sepulturas com lápides em granito, pelo menos três. Não têm indicação da sua antiguidade, mas houve outras, tal como em outras Igrejas.
No interior da Igreja o branco domina, à excepção do altar mor, todos são em tons branco e dourado, muito bonitos. A imagem de Nosso Senhor dos Passos, impressiona pela sua dimensão, mas são também de destacar o altar de Nossa Senhora da Graça e do Padroeiro São Tiago com a sua cabacinha.
Curiosa é também a existência de uma tela a que chamam painel que tapa a abertura sobre o sacrário. Este painel tem representado Nossa Senhora e os três Pastorinhos e desliza para ser recolhido.

10 de Janeiro de 2009

0 Comentários:

 -

Arquivo do Blogue